Presidente do Governo garante ecossistema espacial nos Açores com interesses das populações acautelados
17-JAN-2023

“Há uma garantia que quero deixar aos marienses e aos açorianos: acauteláramos sempre a avaliação ambiental e a segurança das populações. Move-nos a modernização, o posicionamento geoestratégico, o valor económico e de prestígio mundial que a Europa, à custa de Portugal e dos Açores, adquire com este ecossistema, mas sempre com os interesses dos residentes acautelados”, declarou o governante.
José Manuel Bolieiro falava na Vila do Porto, em Santa Maria, a propósito de uma visita de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à ilha açoriana.
A ideia de “desenvolvimento sustentável” será também, nesse sentido, prosseguida na matéria da investigação espacial.
“Estamos a fazer no tempo certo. Não houve perda de tempo. Há sim avaliação e uma cronologia de fazer bem o que tem de ser feito nesta matéria”, sublinhou o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro assinalou ainda que este “não é um exercício de disputa de protagonismos”, mas sim de “convergência” em prol de uma estratégia europeia, nacional, regional e municipal – com os contributos da autarquia de Vila do Porto.
Na visita de Elvira Fortunato a Santa Maria foi acordada a extensão do acordo entre Portugal e a ESA para a operação e exploração da Estação da ESA em Santa Maria e deu-se também a assinatura da escritura da concessão dos terrenos do kartódromo à Agência Espacial Portuguesa.
Também o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, e o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, acompanharam a visita à chamada ilha do sol.
Fonte: Presidência do Governo Regional