Junta de Freguesia de Vila do Porto

Heráldica




Brasão Escudo de vermelho, duas bilhas de prata alinhadas em faixa; em chefe, açor estendido de prata, realçado de negro, sustendo nas garras um escudete de azul carregado de cinco besantes de prata; em campanha, chama de ouro realçada de negro e vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro “FREGUESIA DE VILA DO PORTO”.


Bandeira – Branca. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.


Selo – Nos termos da Lei, com a legenda “Junta de Freguesia de Vila do Porto”.


Aprovado pela Assembleia de Freguesia em 25 de Junho de 2008.




1. Açor:


Representa a toponímia Açoreana, ou seja, é a ave que aparece na bandeira dos Açores. O arquipélago dos Açores deve o seu nome ao açor, porque quando os descobridores do arquipélago lá chegaram pensaram ver açores (aves de rapina). Mais tarde, concluiriam que as aves eram, afinal, uma subespécie local da águia de asa redonda (buteo buteo), apelidadas hoje em dia pelos açorianos de “milhafres” ou “queimados”..


2. Chamas:

As chamas, representam os incêndios em casas, igrejas e convento de São Francisco resultado  das batalhas com os franceses em 1576 e com uma esquadra comandada por um genovês em 1616.

Representam também, a bravura e resistência e  do povo mariense durante as batalhas.


3. Talhão de barro:



O talhão de barro, era produto do barro extraído da ilha de Santa Maria,  servia para armazenar cereais e água possibilitando a perpetuidade das famílias marienses.

Hoje o talhão é encontrado em muitas casas açorianas, utilizados na decoração de jardins, alpendres, e cozinhas.


Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2022 Junta de Freguesia de Vila do Porto. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia