Miradouro do Porto
Pedreira do Campo
A chamada "Pedreira do Campo" localiza-se a oeste do Pico do Facho, numa área com as dimensões aproximadas de 200 metros de extensão por 20 metros de largura. Nela podem ser observados depósitos estratificados de rochas sedimentares com fósseis (bioclastos), e de rochas vulcânicas (piroclastos) submarinas, únicos no arquipélago. Estes depósitos - onde se destacam travesseiros de lava e fósseis - são testemunhos das atividades vulcânicas que, em eras geológicas, deram origem à ilha, há cerca de 5 milhões de anos.
O estudo da área, marcada por fendas e túneis (furnas), é um valioso contributo para a estratigrafia e paleogeografia da Macaronésia, assim como permite compará-las com as dos continentes Europeu e Africano, permitindo uma compreensão alargadas da história geológica da região Nordeste do Atlântico e da colonização das ilhas da Macaronésia pelas diversas espécies.
Reserva Florestal de Recreio de Valverde Engenheiro Emiliano Costa
A Reserva Florestal de Recreio de Valverde Engenheiro Emiliano Costa, criada pelo Decreto Legislativo Regional n°16/89/A, de 30 de Agosto de 1989, encontra-se implantada na Zona Oeste da ilha, no lugar de Salvaterra. Situada a uma altitude de cerca de 30 metros do nível do mar, possui uma área de 4 hectares e é ocupada, essencialmente, por espécimes de cupressus e eucaliptos, registando-se ainda exemplares de espécies endémicas, como pau-branco e urze.
Reserva Natural da Baía dos Anjos
Zona de Proteção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente
A Zona de Proteção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente está situada a noroeste da ilha de Santa Maria - freguesia de Vila do Porto, ocupando a linha de costa que vai desde a Ponta do Malmerendo à Cagarra.
O Ilhéu da Vila, especialmente importante para a nidificação de aves marinhas migratórias ameaçadas, encontra-se a cerca de duzentos metros da costa, a poente de Vila do Porto, com 380 metros de comprimento e 150 metros de largura, tendo uma altitude máxima de 75 metros.
Para além de ser um espaço dos mais importantes dos Açores para a nidificação de aves marinhas protegidas, a Zona de Proteção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente também comporta vegetação perene das praias, de calhaus rolados e falésias com flora endémica das costas macaronésicas.
Aqui nidificam algumas aves marinhas protegidas tais como: o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), o Frulho (Puffinus assimilis baroli), Garajau-rosado (Sterna dougalii), Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azoricus), Alma-negra (Bulweria bulwerii), Milhafre (Buteo buteo rothchildi), Estrelinha (Regulus regulus azoricus), entre muitas outras.